Hoje, pela primeira vez, desde o lançamento do meu blog, falarei sobre um dia em minha vida. Aquele dia bom, que tudo acontece e que descobrimos nossa capacidade de nos desmembrarmos em vários papéis.
A mãe, a esposa, a aluna, a professora a motorista, a culinarista, economista, a fotógrafa, a artista, a administradora, a cristã, a psicóloga, a jardineira, a faxineira, e agora inventei a "cantora"(se assim posso dizer). Resolvi adentrar ao coral da cidade e alguns bons motivos, me levaram a esta escolha, entre eles, primeiramente a oportunidade, depois, a mudança a rotina, agregar amigos, ampliar conhecimento, e o principal de todos os motivos, que é eu mesma, conseguir dominar meu grande inimigo interno. Um inimigo, que me persegue por tantos anos e que continua a me atormentar, que é a vergonha da minha voz, de me expor e falar para mais de uma pessoa.
Talvez este seja o grande desafio de minha vida, que é vencer, dentre tantas que tenho, esta profunda imperfeição.
Então...ao lembrar que na última aula tive de passar por esse teste, em que todos os membros do meu corpo tremiam, e que por momentos, me remeteram aos pesadelos que na minha infância eu tinha/Um monstro me perseguia e eu queria gritar mas não havia voz.../
Meu rosto,naquele instante, estava rubro e quente, eu estava sendo observada por amigos, sem nenhum julgamento, pois todos sabiam, "parcialmente", o que se passava comigo. O ponto culminante da situação, foi o exemplo(e fazer bonito!muito bonito) que eu tinha da ter para minha filha, que naquele momento assistia todo tormento de uma vida.
Após a "vergonhosa" apresentação dentro da sua ingenuidade minha linda filha me recebe como se eu fosse a Loreena McKennitt e merecedoura de um prêmio, pela minha "maravilhosa" performance, me agracia com um gostoso abraço,um delicioso beijinho e um maravilhoso consolo.
Cresci, tendo minha voz ironizada, satirizada. Talvez essas brincadeiras tenham sido a grande causadora desse bloqueio tão feroz na minha vida. Nunca consegui apresentar um trabalho sequer sem que a vergonha e insegurança não se instalassem. Me dediquei longos 15 anos a um banco, com qualificações,premiações e promoções , mas este inimigo interno era grande conhecido de todos...
E hoje estou cá, tentando domesticá-lo, na tentativa de trazer bons resultados internamente, afim de que eu não me envergonhe perdendo meu sono à noite. Ahhhh que vergonha!!!!!
Onde vou chegar, quanto tempo irei levar, eu não sei. Mas talvez essa seja minha chance de tentar uma grande conquista: Dominar meu inimigo interno.
============================================================
Escrevi este texto dia 21/02/009, e nesta época já estava acometida de uma pneumonia e não sabia. Entrei em estado de prostração absoluta com febre alta, bem no meio da nossa viagem de fuga do carnaval. De certa forma foi bom, porque pelo menos não precisei me preocupar com a casa,nem com a cama para arrumar e muito menos com a comida. Foi bem providencial o momento em que fui acamada. Só fui diagnosticada do que me abatia no dia 03/03/09, o pulmão estava bem tomado, e hoje,véspera do dia da mulher,já com antibiótico e no 5º dia sinto dores, mas me sinto muito melhor e acredito que brevemente estarei pronta para retornar ao Coral, se o maestro(que não sabe do meu ocorrido)me aceitar de volta. Será que vai? :)Beijos com carinho de sempre
E que Deus abençoe a todos!!!LORENA MOSSA
Publicações
Amiga (o) de caminhada,
Não confundas autonomia com recursos oferecidos a ti pela divina providência.
Autonomia é estágio de um processo deflaglado por ti mesmo(a). Em verdade, um efeito de tua perseverança na longa e exaustiva viagem da interiorizaçao.
Pede a DEUS para dilatar teu dicernimento a fim de usá-la afinada com os propósitos do bem, entretanto, felicita a ti mesmo(a) lográ-la,porque é conquista individual,inalienável e intransferível.
De nossa parte, se algo fizemos para chegares até este ponto evolutivo,foi, tao somente, lembrar-te sempre que todos merecemos se felizes. ( Do livro: Escutando Sentimentos)
Chico Xavier - Programa Pinga Fogo
Dominando seu inimigo(INTERNO)
Universidade da vida: A arte de ser você mesma.
Basicamente consiste no momento em que as pessoas se incomodam com seu jeito de ser. Não que sejamos grossos ou mal educados, não é isso que se trata, pois quando se vive dentro de uma moralidade em que aprendemos a respeitar os outros, a amar , a compartilhar com o próximo seus ideais, seus momentos, seus dias e as conquistas de sua vida, não sobra espaço para atitudes rudes.
A dificuldade que me refiro, é termos de pensar o tempo todo como será esta recepção, o bem da verdade, é que vivemos numa sociedade em que as pessoas ainda se incomodam com isso. Quando tentamos ser verdadeiros e abrimos nosso coração com nosso jeito, nossa forma de pensar, levantando muitas das vezes reflexões do nosso próximo, nos deparamos com essa dificuldade, porque acabamos por pensar se nosso jeito de ser está incomodando, ou se o que falamos agradou ou não, se exageramos nas idéias, fazendo com que sejamos vistos como "doidos", infantis etc...Pelo simples fato de abrirmos, respeitosamente, nosso modo de ser para com o outro.
Ninguém é dono da verdade, ninguém é perfeitamente perfeito, porque a cada dia, aprendemos no convívio com nossos semelhantes!!!
Somos todos passíveis de erros, de perdas, de incompreensões,de injustiças e decepções. Mas na verdade temos de tentar nos esforçar cada vez mais para compreender as condições, em que muitas das vezes nos encontramos. Sem fantasias e sem julgamentos. Porque isso pode muito bem desfalecer um maravilhoso convívio amigo, onde todas as partes, a princípio deveriam se entender e se compreender. E acima de qualquer situação, se respeitar.
Hoje, ser você mesmo é uma arte, pois exige muita autenticidade, positivismo, segurança e fé.
Fé que irá te fortalecer, não deixando que nada te abale. Nem o afastamentos dos grandes amigos.
E tente, tente ser você mesma, na certeza de que o respeito é dominador constante de suas atitudes para com o outro.
Fiquem em paz,
Fiquem com Deus!
Lorena Mossa
Publicado no Recanto das Letras em 03/02/2009 Código do texto: T1420708
Assinar:
Postagens (Atom)
Senhor,médico de nossas almas!
Agradecemos a tua paciência para com nossas limitações.
Agradecemos o ensejo do aprendizado por meio da observação da nossa própria conduta.
E desejosos de prosseguir caminho afora, ao teu lado pedimos-te a proteção para guardarmos este mesmo espírito de renovação,de solidariedade e companherismo.
Aqui e onde mais estivermos, que seja feita a tua vontade... ASSIM SEJA
Quem por aqui passar...
Saiba que :
Em cada letrinha aqui digitada, em cada mensagem, cada foto, cada espaço, cada vídeo, cada música, possui muito, mas muito carinho e dedicação... Algumas linhas são minhas, outras não. Procuro preservar os direitos daqueles que escrevem, informando ao final a devida autoria, outras poderão aparecer sem esta informação. Alguns textos são digitados por mim, outros copiados e colados. Alguns, investigo a fonte e a veracidade, outros não... Mas o que importa neste espaço, é a verdadeira vontade, é o amor, e a reunião de minhas intenções. Poderei passar sempre aqui, ou não... Mas o que importa...é que se por acaso tu passares por aqui, que leves algo importante para ti... E lembrem-se sempre, desta frase , dita por Dalai-Lama:
“O diálogo é fonte de FELICIDADE."
Com Carinho,
Lorena.
Em cada letrinha aqui digitada, em cada mensagem, cada foto, cada espaço, cada vídeo, cada música, possui muito, mas muito carinho e dedicação... Algumas linhas são minhas, outras não. Procuro preservar os direitos daqueles que escrevem, informando ao final a devida autoria, outras poderão aparecer sem esta informação. Alguns textos são digitados por mim, outros copiados e colados. Alguns, investigo a fonte e a veracidade, outros não... Mas o que importa neste espaço, é a verdadeira vontade, é o amor, e a reunião de minhas intenções. Poderei passar sempre aqui, ou não... Mas o que importa...é que se por acaso tu passares por aqui, que leves algo importante para ti... E lembrem-se sempre, desta frase , dita por Dalai-Lama:
“O diálogo é fonte de FELICIDADE."
Com Carinho,
Lorena.
NÃO ESTRAGUE O SEU DIA
Chico Xavier/André Luiz.
Agenda Cristã.