Publicações

Amiga (o) de caminhada, Não confundas autonomia com recursos oferecidos a ti pela divina providência. Autonomia é estágio de um processo deflaglado por ti mesmo(a). Em verdade, um efeito de tua perseverança na longa e exaustiva viagem da interiorizaçao. Pede a DEUS para dilatar teu dicernimento a fim de usá-la afinada com os propósitos do bem, entretanto, felicita a ti mesmo(a) lográ-la,porque é conquista individual,inalienável e intransferível. De nossa parte, se algo fizemos para chegares até este ponto evolutivo,foi, tao somente, lembrar-te sempre que todos merecemos se felizes. ( Do livro: Escutando Sentimentos)

Chico Xavier - Programa Pinga Fogo

Fábula de La Fontaine: a cobra e a lima.

Conta-se que uma cobra vivia próximo de uma joalheria. Certa vez, morta de fome, entrou ali, procurando restos de comida, nada achando, põe-se a roer desesperadamente uma lima. A lima então lhe diz:
-que pretendes, infeliz? Não vez que sou feita de aço? E que assim, sem mesmo me prejudicar, você estará prejudicando a si mesma? Percebe que logo não terá dentes para usar, e eu continuarei assim a mesma?...
Essa história fala daqueles que só sabem criticar, nada além... A tudo e a todos "mordeis", imprimindo marca revoltante do nada que és, até mesmo em obras primas. Será que podeis roer essas "limas"? Elas são de aço, bronze e diamante.
Os bens íntimos que adquirimos são de posse definitiva; portanto ninguém dá ou tira valor dos outros. Quem fez por merecer, recolhe a felicidade de ver multiplicado tudo aquilo que conquistou.
Aquele que obteve a posse dos dons da criatividade, da compaixão, da expressão, da lucidez, da liberdade, da alegria, do desapego, da generosidade e de tantos outros valores universais, é como o homem que juntou o tesouro que "a traça não rói, a ferrugem não come e o ladrão não rouba".
Assim como a cobra dessa fábula, muitas pessoas acreditam que podem desabonar (roer) a vida dos outros, caluniando-os ou difamando-os com afirmações falsas ou desonrosas a seu respeito.
A crítica perniciosa é subproduto de criaturas que nada realizam de importante; não enfretam desafios nem se arriscam a transformações e mudanças. Os críticos mordazes ficam paralizados vendo os outros fazerem, dizerem, pensarem para depois maldizerem as realizações alheias, usando suas elocubrações doentias por não terem nada de bom a acrescentar.
Quem é provido de senso crítico tem consciência lúcida e sabe avaliar sem preconceitos. As discordâncias são bem-vindas e saudáveis. Somos muitas vezes mais maledicentes por vaidade do que por malícia. E tenho dito, acredite quem quiser.

CORAGEM




"Coragem é uma importante capacidade da alma, porque dá consistência às demais, enaltecendo-as. Ela faz surgir a auto-confiança e concretiza efetivamente nossas aspirações e anseios. Muitos dons e talentos, no entanto, são comprometidos por falta de coragem.

A Espiritualidade Superior não nos quer submissos à vontade de outrem, nem inabilitados para tomar decisões, mas quer que nos aproximemos de nosso valores inatos, demonstrando determinação e firmeza diante da vida, porque isso teria como resultado natural o conforto físico, psíquico e espiritual.

O mundo maior nos incentiva a utilizar as próprias potencialidades a fim de que possamos descobrir a força e a coragem que existem em nossa intimidade. Ele nos convoca,principalmente, para trazer à tona a luz existente dentro de nós,e não para nos entregarmos a refúgios externos.Nenhum fato ou acontecimento esté além de nossa aptidão ou capacidade de lidar com eles. A vida nunca nos apresenta um problema sem que tenhamos capacidade de resolvê-lo.

A auto-confiança deve ser ensinada no berço, e a necessidade de aprovação não deveria ser confundida com a busca de afeto ou amor. Para estimular a auto-confiança e a coragem de tomar decições num adulto, seria necessário que,desde cedo,as crianças não fossem educadas com grande dose de controle ou aprovação. Contudo, se uma criança cresce sentindo que não pode,em nehuma circustância, decidir e que, em nome dos "bons modos",ela precisa a todo momento de autorização dos pais para agir, são plantadas nela as "sementes neuróticas" de isegurança, medo e falta de confiança.

A busca de aprovação aqui mencionada não tem nada a ver com atitude saudável dos pais de orientar e educar os filhos, e sim com a postura destrutiva de impor aos menores a necessidade de submeterem tudo à opinião e consentimento dos adultos.

Precisar de permissão de uma pessoa já causa frustração e infortúnio, mas o problema se agrava quando a necessidade do consentimento se torna genérica. Quem se comporta dessa maneira está condenado a encontrar uma grande dose de abatimento e desânimo diante da vida. Além disso, o indivíduo incorpora uma auto-imagem dissimulada ou irreal, erradicando de sua existencia a possibilidade de realização pessoal.

A necessidade de autorização tem como gênese a seguinte estratégia psicológica: "de imediato nunca confie em si próprio;antes de qualquer coisa , confira suas idéias e pensamentos com os outros".


O conjunto de conhecimentos e valores de nossa cultura tradicional é do tipo que reforça nos indivíduos uma postura interna de busca de aprovação como um padrão de comportamento normal. A autonomia e a independência não são estimuladas; ao contrário, é consolidado o convencional.

A auto-reflexão ou a atitude de mantermos um constante intercâmbio com a "voz da alma", nos daria suficiente liberdade, segurança e coragem para nos guiar por nós mesmos. É bom lembrar que nos podem forçar a "ser escravos", mas não nos podem obrigar a "ser livres".

A mensagem do poder universal é sempre aquela que impulsiona o desenvolvimento de nossas potencialidades ou dons naturais. Despertar é saber que o único modo pelo qual podemos conhecer genuinamente qualquer coisa é examinando ou percebendo-a pessoalmente,isto é, usando as leis divinas que estão em nossas intimidade. " Não se poderá dizer: Ei-lo aqui! Ei-lo alí", pois eis que o reino de DEUS está no meio de vós".

Por isso os Benfeitores espirituais afirmam que:

" A sociedade poderia ser rgida somente pelas leis naturais,sem o concurso das leis humanas(...)se os homens a compreendessem bem,e seriam suficientes se houvesse vontade de praticar(...)"

As instituições que estruturam a nossa sociedade estabelecem na maioria dos indívíduos um modo de pensar em que impera como norma a concordância ou uniformidade de opiniões, sentimentos, idéias, crenças e pensamentos, sendo que essa postura psicológica age de forma implícita e silenciosa e, quase inconsciente, no cerne da coletividades.

Quanto mais elogio, aplauso e bajulação nos são necessários, mais estaremos nas mãos alheias. Se porventura, um dia, dermos qualquer passo na direção de independência, da auto-aprovação ou da coragem de decidir, esse caminhar não será bem visto por aqueles que nos controlam.
Essas novas e saudáveis atitudes serão tachadas de egoístas, frias, desprezíveis, ingratas, num esforço para manter-nos na dependência de todos aqueles que, durante anos, nos conservavam sob o domínio e poder.

Quando deixamos os outros conduzirem o nosso jeito de sentir, pensar e agir, damo-lhes o consentimento de nos usar ou manipular como e quando quiserem.
Nosso valor reside neles, e se eles se recusarem a nos dar sua apreciação positiva, nos sentiremos um "nada", ou seja, emocional ou moralmente sem valor.

Estas palavras de Paulo constituem a síntese perfeita de um indivíduo que agia perante a sociedade de sua época: "(...) falamos não para agradar aos homens, mas, sim, a Deus, que pescruta o nosso coração".
Hammed
Autor(es): Francisco do Espírito Santo Neto, Hammed
Editora: BOA NOVA
Gênero: Filosófico
 

O tempo é o mais sábio conselheiro

Ontem, recebi no meu orkut, uma visita,com este nome bem sugestivo(EL TÍEMPO ES EL MÁS SÁBIO CONSEJERO"). Certas pessoas são movidas a impulsos que a levam a caminhos desconhecidos(assim descobriu-se a américa) e como o próprio nome diz, o tempo é o mais sábio conselheiro; Logicamente que o tempo sem uma boa sintonia(ou companhia) nada dirá,neste caso o tempo,poderá ser seu mais cruel conselheiro, isso sim...
Bem, vamos ao texto de GAEFKE

Todo sonho de amor deve ser vivido,
desde que nos lembremos que podemos ter vários sonhos,
que o amor não é prisão que acorrenta,
mas liberdade que permite voar cada vez mais alto.
Todo sonho de amor é perfeito, enquanto sonho,e mesmo que a dura realidade venha manchá-lo,
ainda assim, deve ser vivido com tamanho zelo,
que dele não se reste dúvidas, o amor é anseio,
fonte de desejos perenes, que jorram da alma aflita
que tudo deseja e nada espera de valor,a não ser o próprio amor.
Todo sonho de amor deve ser experimentado sem temor,não se deve ter medo de amar, nem deixar passar
a chance de amadurecer um relacionamento,
mesmo que seja pequena chama, brasa incandescente,
e assim, no meio de uma amizade tão linda,
o amor pode acontecer, crescer
e tomar forma de fogueira…
E eu te desejo,
Que essa fogueira que o amor deve se transformar,
seja sempre capaz de lhe fazer ver,
que todo sonho de amor é divino,
ainda que o coração seja um menino,
e a esperança muito tímida, uma menina,
e juntos, amor e esperança caminhem,
rumo ao infinito que habita em você,
no caminho cheio de flores e cor,
no sonho mais lindo que o homem pode ter
sonho de viver um grande amor.

Senhor,médico de nossas almas!

Agradecemos a tua paciência para com nossas limitações.

Agradecemos o ensejo do aprendizado por meio da observação da nossa própria conduta.

E desejosos de prosseguir caminho afora, ao teu lado pedimos-te a proteção para guardarmos este mesmo espírito de renovação,de solidariedade e companherismo.

Aqui e onde mais estivermos, que seja feita a tua vontade... ASSIM SEJA

Quem por aqui passar...

Saiba que :

Em cada letrinha aqui digitada, em cada mensagem, cada foto, cada espaço, cada vídeo, cada música, possui muito, mas muito carinho e dedicação... Algumas linhas são minhas, outras não. Procuro preservar os direitos daqueles que escrevem, informando ao final a devida autoria, outras poderão aparecer sem esta informação. Alguns textos são digitados por mim, outros copiados e colados. Alguns, investigo a fonte e a veracidade, outros não... Mas o que importa neste espaço, é a verdadeira vontade, é o amor, e a reunião de minhas intenções. Poderei passar sempre aqui, ou não... Mas o que importa...é que se por acaso tu passares por aqui, que leves algo importante para ti... E lembrem-se sempre, desta frase , dita por Dalai-Lama:

“O diálogo é fonte de FELICIDADE."

Com Carinho,

Lorena.

NÃO ESTRAGUE O SEU DIA




  • A sua irritação não solucionará problema algum.
  • As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.
  • Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
  • O seu mau humor não modifica a vida.
  • A sua dor não impedirá que o Sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.
  • A sua tristeza não iluminará os caminhos.
  • O seu desânimo não edificará a ninguém.
  • As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.
  • As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.
  • Não estrague o seu dia. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem.
  • Chico Xavier/André Luiz.

    Agenda Cristã.


    "Força, coragem, determinação e muita fé"

    "Força, coragem, determinação e muita fé"

    Seja seu melhor administrador

    "Em cada um de nós há um segredo, uma passagem interior, com Planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos." (S. Exupery)