Publicações

Amiga (o) de caminhada, Não confundas autonomia com recursos oferecidos a ti pela divina providência. Autonomia é estágio de um processo deflaglado por ti mesmo(a). Em verdade, um efeito de tua perseverança na longa e exaustiva viagem da interiorizaçao. Pede a DEUS para dilatar teu dicernimento a fim de usá-la afinada com os propósitos do bem, entretanto, felicita a ti mesmo(a) lográ-la,porque é conquista individual,inalienável e intransferível. De nossa parte, se algo fizemos para chegares até este ponto evolutivo,foi, tao somente, lembrar-te sempre que todos merecemos se felizes.
Ocorreu um erro neste gadget

Pais (Uma profunda reflexão)

PAIS


"Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?".
E  apontando para os discípulos com a mão disse:
"Aqui estão a minha mãe e meus irmãos, porque aquele 
que fizer a vontade de meu  PAI que estas no céus,esse é meu irmão, irmã e mãe" 

(Mateus, 12:48 a 50)



Criou-se em torno da função dos pais tantas expectativas e paradigmas, que eles deixaram de ser simplesmente homens e mulheres a ser criaturas idealizadas.

Há uma grande diferença entre "ser pessoa" e "ser função".
Aliás, "ser" é verdadeiro e concreto, enquanto que "função" é passageira e temporal.

Obviamente que quem é mãe ou pai biológico sempre o será; no entanto, sua função termina com o desenvolvimento e a maturidade dos filhos. Todavia, há adultos que, consciente ou inconscientemente, para não perderem  jamais o seu papel social de dominador, educador e protetor, preferem ver os filhos, embora crescidos, infantilizados.

No reino animal, vemos claramente o casal estimular os filhotes a serem independentes, ajudando-os a assumir a própria vida.
Aves marinhas, que fazem seus ninhos em altíssimos rochedos, quando percebem que as suas crias estão aptas a voar, empurram-nas com o bico, lançando-as das alturas, sem a preocupação de que irão voar ou não, pois confiam nos instintos naturais.
Não nos esqueçamos que também somos natureza, e temos forças instintivas que não se pode substimar.

Há  técnicas impulsivas e  automáticas em todos os seres humanos, utilizadas inconscientemente pelas crianças para se libertarem do domínio dos adultos,técnicas essas que podemos definir como "humanização dos pais". 


De repente os adultos, começam a serem vistos como criaturas comuns, não mais o herói da infância. Deixam de ser perfeitos e puros e passam a serem observados em suas fraquezas, erros, injustiças, sexualidade, desacertos e outras coisas mais da característica humana.

Essa "humanização", muitas vezes não é bem aceita ou recebida pelos pais. Eles se vêem inseguros, desprotegidos, receosos de perder a afeição dos filhos, a obediência e o respeito.
Aí tentam reter o crescimento e maturação necessária do filho, à procura de alto afirmação e responsabilidades.

Os pais imaturos e despreparados são os que mais rejeitam e hostilizam as iniciativas de voo do filho, as iniciativas de autonomia.
Prendem as crianças ao seu redor, como diriamos "a barra da saia", sentindo-se fragéis e incapacitados de acreditarem que elas são capazes de "se virarem" sozinhas, e ainda mais sentem medo de que deixaram de considerá-los e amá-los.

Muitos desses pais só aprenderam a perpetuar a função paterna e/ou materna. Por isso, tanto medram em perder a única finalidade de sua existência.

Antes das criaturas humanas "estar em família", ela é um "ser imortal". em evolução terrena. Não podemos, pois, vivermos na ilusão de sermos famílias intocáveis, no ambiente doméstico, não devemos esquecer nossa condição humana, e nos percamos entre as ilusões e fantasias de seres idealizados como perfeitos e superiores.

"Ser" qualifica se como possuidor de presença e existência real, enquanto "estar" ao contrário, entende-se como: encontrar-se provisoriamente em determinada situação, lugar e momento.

Em vista disso, podemos compreender perfeitamente o significado das palavras de Jesus: "porque aquele que fizer a vontade de meu Pai que estás no Céus, esse é meu irmão, irmã e mãe".
Portanto, "ser" e "estar" devem fazer parte das indagações que fazemos, nos identificando ou desindentificando como pessoas, posições, lugares e situações em que nos encontramos no exercício benéfico do desapego e da individualização.
 Hammed



Livro: Um modo de Entender/Uma nova forma de Viver.
Editora: Boa Nova
Médium:Francisco do Espírito S. Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós somos seres de Amor, de luz de paz...

Ocorreu um erro neste gadget

Senhor,médico de nossas almas!

Agradecemos a tua paciência para com nossas limitações.

Agradecemos o ensejo do aprendizado por meio da observação da nossa própria conduta.

E desejosos de prosseguir caminho afora, ao teu lado pedimos-te a proteção para guardarmos este mesmo espírito de renovação,de solidariedade e companherismo.

Aqui e onde mais estivermos, que seja feita a tua vontade... ASSIM SEJA

Quem por aqui passar...

Saiba que :

Em cada letrinha aqui digitada, em cada mensagem, cada foto, cada espaço, cada vídeo, cada música, possui muito, mas muito carinho e dedicação... Algumas linhas são minhas, outras não. Procuro preservar os direitos daqueles que escrevem, informando ao final a devida autoria, outras poderão aparecer sem esta informação. Alguns textos são digitados por mim, outros copiados e colados. Alguns, investigo a fonte e a veracidade, outros não... Mas o que importa neste espaço, é a verdadeira vontade, é o amor, e a reunião de minhas intenções. Poderei passar sempre aqui, ou não... Mas o que importa...é que se por acaso tu passares por aqui, que leves algo importante para ti... E lembrem-se sempre, desta frase , dita por Dalai-Lama:

“O diálogo é fonte de FELICIDADE."

Com Carinho,

Lorena.

NÃO ESTRAGUE O SEU DIA




  • A sua irritação não solucionará problema algum.
  • As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas.
  • Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
  • O seu mau humor não modifica a vida.
  • A sua dor não impedirá que o Sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.
  • A sua tristeza não iluminará os caminhos.
  • O seu desânimo não edificará a ninguém.
  • As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade.
  • As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você.
  • Não estrague o seu dia. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o Infinito Bem.
  • Chico Xavier/André Luiz.

    Agenda Cristã.


    "Força, coragem, determinação e muita fé"

    "Força, coragem, determinação e muita fé"

    Seja seu melhor administrador

    Centro espírita a caminho da Luz - PALESTRAS

    Loading...

    Hammed e Dr Adão Nonato

    Loading...

    Raul Teixeira

    Loading...
    Loading...
    Loading...
    "Em cada um de nós há um segredo, uma passagem interior, com Planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos." (S. Exupery)